Rio de Janeiro, 19 de agosto de 2017

(2009 – 2013) INCT Violência, Democracia e Segurança Cidadã: MERCADOS ILEGAIS, MERCADORIAS POLÍTICAS E ORGANIZAÇÃO LOCAL DO CRIME NO RIO DE JANEIRO
 
Este projeto dá prosseguimento à série de pesquisas e estudos sobre mercados ilegais e criminalidade no Rio de Janeiro que o professor Michel Misse vem desenvolvendo desde meados dos anos 90 (Misse, 1995; 1997; 1999; 2006; 2007). Incluído como subprojeto no projeto em rede INCT/CNPq "Violência, Democracia e Segurança Cidadã", terá a duração de cinco anos e tem por objetivo realizar um amplo e rigoroso mapeamento e análise dos mercados ilegais no Rio de Janeiro e de suas formas de organização, com ênfase em quatro setores: 1) o varejo do tráfico de drogas (tanto o territorializado em áreas urbanas de baixa renda quanto os que recorrem a redes de contato envolvendo jovens de classe média); 2) o varejo de mercadorias ilícitas e/ou contrabandeadas (softwares, cds e dvds piratas, eletrônicos; 3) o jogo do bicho e os negócios que lhe estão ligados (caça níqueis, corrupção, lavagem de dinheiro); 4) os grupos de extorsão com base na oferta de proteção (mercadorias políticas) como as chamadas "milícias", entre outros.
Além do trabalho de campo etnográfico, será construido um banco de dados com base em fontes documentais: relatórios de CPIs federais e estaduais, incluindo a análise das transcrições de depoimentos prestados; processos judiciais federais e estaduais; materiais de imprensa; e entrevistas com apenados do sistema penitenciário. Na construção do banco de dados serão utilizados os softwares SPSS 17.0, o Nvida e o UCINET, com vistas a desenvolver uma análise em redes. Este projeto, junto com outros dois, obteve apoio da FAPERJ (Bolsa "Cientista do Nosso Estado") com o título geral de "Conflitos Urbanos, violência e processos de criminalização", e do CNPq (INCT "Violência, Democracia e Segurança Cidadã"), sob o título específico: "Mercados ilegais, mercadorias políticas e organização local do crime no Rio de Janeiro". O projeto está em andamento desde janeiro de 2009.

Coordenador: Michel Misse
Vice-coordenador: Pedro Paulo de Oliveira

Equipe:
Alexandre Vieira Werneck
Andréa Ana do Nascimento
Antônio Luz Costa
Brígida Renoldi
Bruno Vasconcelos Cardoso
Carolina Christoph Grillo
Cesar Pinheiro Teixeira
Nalayne Mendonça Pinto
Natasha Elbas Neri

Financiador(es): Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)  / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)