Rio de Janeiro, 19 de agosto de 2017
Publicações - Livros

Moreira-Leite, Angela
Em tempo de conciliação

Constitui-se em uma etnografia pioneira dos Juizados Especiais Cíveis no estado do Rio de Janeiro. Inicialmente criados no Brasil com o nome de Juizados de Pequenas Causas, os Juizados Especiais Cíveis têm sido implantados, em diferentes ritmos, nos Estados brasileiros, constituindo-se na mais importante política pública dirigida à área de administração institucional de conflitos no Brasil.

Ler | Adquirir



Loundo, Dilip e Misse, Michel (orgs.)
Diálogos Tropicais: Brasil e Índia

Mapear as semelhanças entre Brasil e Índia é a original proposta de cientistas sociais nesta coletânea de artigos que se divide em duas partes. A primeira reúne quatro artigos, nos quais os dois países são analisados da perspectiva da globalização, dos recursos orgânicos disponíveis, dos indicadores sociais e econômicos. A segunda oferece um viés antropológico com análises dos pontos de contato e diferenças entre as duas culturas, a violência urbana, o Budismo na Índia e séculos depois no Brasil e os mitos populares brasileiros e védicos através da literatura.

Ler | Adquirir



Centro de Documentação e Pesquisa da Secretaria de Estado de Direitos Humanos do Rio de Janeiro
Direitos Negados: questões para uma política de Direitos Humanos

Cadernos de Direitos Humanos, uma publicação editada pelo Centro de Documentação e Pesquisa da Secretaria de Estado de Direitos Humanos do Rio de Janeiro - CDPDH/SEDH-RJ, em parceria com os núcleos NUFEP-UFF e NECVU-UFRJ, têm como objetivo contribuir para a difusão e aplicação do conceito de direitos humanos e múltiplas perspectivas, visando à promoção de uma reflexão qualificada e atualizada de toda realidade que o envolve.

Ler | Adquirir



Amorim, Stella de, Kant de Lima, Roberto e Mendes, Regina Lúcia Teixeira (orgs.)
Ensaios sobre a Igualdade Jurídica: Acesso à Justiça Criminal e Direitos de Cidadania no Brasil

Coleção Conflitos, Direitos e Culturas Para adquirir: www.lumenjuris.com.br Livraria Cultural da Guanabara Rua da Assembléia, 10 loja G - Tel. (21)2531-219

Ler | Adquirir



Magalhães, Carlos Augusto Teixeira
Crime, sociologia e políticas públicas

Carlos Augusto Teixeira Magalhães, aluno do PPGSA, orientando do Prof. Michel Misse, lança livro em Belo Horizonte.

Ler | Adquirir



Marco Antonio da Silva Mello e Arno Vogel
"Gente de Areias: Historia, Meio Ambiente e Sociedade no Litoral Brasileiro"

Editora: EdUFF, 2004, 419 p. ISBN 85-228-0382-x Comentário dos autores: O ano de 1975 foi trágico para Maricá. Em 28 de agosto a lagoa despertou coberta de peixes mortos. Poucos dias depois, a fome já rondava os lares dos pescadores da região. Os jornais do Rio e de Niterói começaram a reportar ameaças de saque aos armazéns pela população local. Um grupo tarefa, formado por geógrafos, agrônomos, veterinários, assistentes sociais, sociólogos e antropólogos, foi destacado para avaliar a situação. Nesse contexto tem início o elegante e bem estabelecido texto dos antropólogos Marco Antonio da Silva Mello e Arno Vogel, autores de Gente das Areias - História, meio ambiente e sociedade no litoral brasileiro (419 p., EdUFF). Fruto de vinte anos de pesquisa, o livro revela a história do povoado de Zacarias, bem como a resistência dos pescadores face à especulação imobiliária e aos problemas sociais e ambientais decorrentes da crise da pesca artesanal, nas lagoas de Maricá. Gente das Areias parte das notas dos viajantes do século XIX, passando pelas políticas públicas do saneamento, no Brasil, para tratar do complexo manejo do ecossistema lacustre, graças às aberturas sazonais das "barras nativas", grande rito de semeadura da "lavoura do pescador". Tudo isto, no contexto de um drama social denominado a "luta do tostão contra o milhão", travada entre os pescadores da Praia de Zacarias e o empreendimento imobiliário, configurado no projeto da Cidade de São Bento da Lagoa. Casa, família e parentesco, constituem, neste sentido, uma dimensão etnográfica estratégica para a compreensão das motivações implicadas neste conflito sócio-ambiental. Com apresentação de farto material iconográfico - fotos, documentos, diagramas e mapas - o livro é resultado de uma cuidadosa investigação etnográfica dos dois antropólogos, vazada numa linguagem que agradará não apenas aos estudiosos do tema, mas também ao público em geral.

Ler | Adquirir



Misse, Michel
Crime e Violência no Brasil Contemporâneo: Estudos de Sociologia do Crime e da Violência Urbana

Coleção Conflitos, Direitos e Culturas Para adquirir: www.lumenjuris.com.br Livraria Cultural da Guanabara Rua da Assembléia, 10 loja G - Tel. (21)2531-219

Ler | Adquirir